Sábado, 20 de Abril de 2024

DATA: 07/02/2019 | FONTE: G1 Chuva deixa 5 mortos, causa deslizamentos e quedas de árvores no Rio de Janeiro Avenida Niemeyer está interditada nos dois sentidos e bloqueio deve durar o dia todo.
Bombeiros trabalham em busca de desaparecido em ônibus que foi atingido pela queda de uma barreira na Avenida Niemeyer, próximo ao Vidigal, na zona sul do Rio de Janeiro — Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

Cinco pessoas morreram e uma está desaparecida depois da tempestade da noite da quarta-feira (6) no Grande Rio. A forte chuva acompanhada de ventania causou apagões, derrubou árvores, alagou vias e fechou a Avenida Niemeyer, onde um trecho da ciclovia desabou.

Dois ônibus foram atingidos por deslizamento de terra e árvore na Avenida Niemeyer. Em um deles, uma mulher morreu e outra pessoa é procurada. A mulher que morreu estava sentada atrás do banco do motorista, que conseguiu sair do veículo e teve escoriações. Com a força do deslizamento de terra, o ônibus foi jogado contra a mureta da avenida e invadiu a ciclovia.

Duas retroescavadeiras são usadas nos trabalhos. Os bombeiros tentam tirar uma árvore que está em cima do ônibus, exatamente no local onde estaria uma pessoa.

Equipes trabalham para retirar ônibus atingido por deslizamento na Avenida Niemeyer â?? Foto: Alba Valéria Mendonça/G1

Equipes trabalham para retirar ônibus atingido por deslizamento na Avenida Niemeyer — Foto: Alba Valéria Mendonça/G1

Houve quedas de barreira em vários pontos da Avenida Niemeyer - a ciclovia caiu perto de São Conrado, e o ônibus foi atingido quase no extremo oposto. O prefeito Marcelo Crivella confirmou que a situação mais crítica é na Niemeyer. "Vai demorar mais de um dia inteiro para normalizar", disse.

Duas pessoas morreram em Barra de Guaratiba, uma na Rocinha, uma no Vidigal e uma na Avenida Niemeyer.

Um morador do Vidigal relatou o resgate às vítimas: "Foi desesperador", contou ele, que teve a casa destruída pela chuva. A Prefeitura afirma que a morte no Vidigal foi causada por um muro que desabou.

 

Às 10h45, uma menina foi resgatada com vida do alto do Vidigal. Ela foi levada de helicóptero e o estado de saúde dela não foi informado.

De helicóptero, bombeiros resgatam criança no alto do Vidigal â?? Foto: Reprodução/TV Globo

De helicóptero, bombeiros resgatam criança no alto do Vidigal — Foto: Reprodução/TV Globo

A comunidade do Vidigal fica na Zona Sul do Rio de Janeiro. A ciclovia Tim Maia fica na Avenida Niemeyer, que está entre o mar e o Morro do Vidigal. A Rocinha também fica na Zona Sul da cidade.

Trecho da Ciclovia Tim Maia desabou na Avenida Niemeyer â?? Foto: Nathalia Castro/TV Globo

Trecho da Ciclovia Tim Maia desabou na Avenida Niemeyer — Foto: Nathalia Castro/TV Globo

Resumo

 

 

  • A tormenta começou por volta das 20h30, quando o Rio entrou em estágio de atenção;
  • Às 22h15, passou-se para o estágio de crise;
  • Cinco mortes: duas em Barra de Guaratibauma na Rocinha, uma no Vidigal e uma na Avenida Niemeyer;
  • Uma pessoa está desaparecida na Avenida Niemeyer. Ela estava em um ônibus que foi atingido. Na avenida, um novo trecho da ciclovia desabou com deslizamento de terra. A via está interditada;
  • Pelo menos 170 árvores caíram, segundo a Prefeitura do Rio; algumas derrubaram a fiação e causaram apagões;
  • Às 8h30 eram 10 pontos de alagamento nos bairros do Leblon, Barra da Tijuca, Gávea, Ipanema, Itanhangá, Botafogo e São Conrado;
  • Registraram-se rajadas de 110 km/h no Forte de Copacabana, o que caracteriza tempestade violenta;
  • Chove fraco nesta manhã, e há pontos de alagamento na Barra e na Zona Sul;
  • A previsão é de mais chuva hoje, mas não tão forte quanto a da quarta-feira. Entenda por que choveu tanto no Rio;
  • Crivella decretou luto oficial de três dias pelas mortes;
  • Telefones úteis: 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil, que deve ser informada sobre riscos de desabamento);
  • A Defesa Civil recomenda que os moradores se cadastrem no serviço gratuito de alertas via SMS. Basta enviar o CEP do imóvel para o número 40199, por mensagem de texto.

 

 

Bloqueios no trânsito

 

 

  • Avenida Niemeyer está interditada nos dois sentidos. Com isso, a Autoestrada Lagoa-Barra sobrecarregou. Opções: Alto da Boa Vista ou a Linha Amarela, que têm fluxo intenso;
  • Grajaú-Jacarepaguá no sentido Freguesia. O sentido Grajaú está aberto;
  • Av. Lúcio Costa, no sentido São Conrado, altura da Praia da Reserva;
  • Mergulhões na Barra da Tijuca: os dois da Av. Ayrton Senna e da Av. Armando Lombardi;
  • Estrada dos Bandeirantes, sentido Taquara, na altura do Condomínio Rota do Sol;
  • Av. Visconde de Albuquerque, sentido Jardim Botânico, altura da Praça Sibélius.

 

 

Transportes

 

 

 

  • Os aeroportos Santos Dumont e Tom Jobim operam normalmente;
  • A circulação das três linhas do metrô e dos bondes do VLT no Centro está normal nesta manhã;
  • O BRT chegou a interromper as atividades às 21h25, mas no fim da noite voltou a operar com intervalos irregulares;
  • A SuperVia tem intervalos normais, assim como as Barcas.

Ao confirmar que a chuva tinha causado cinco mortes, Crivella foi questionado por jornalistas se a Prefeitura sabia que a chuva seria tão forte. "Nós previmos, os meteorologistas disseram que a chuva ia ser de moderada a forte. [...] Agora, surpreendentemente atrás daquela tempestade se formou uma outra tempestade. E essa outra tempestade ficou presa, ela não ultrapassou a Floresta da Tijuca e ela se precipitou toda na zona sul, sobretudo na Rocinha, no Vidigal e no Jardim Botânico", disse o prefeito.

 

O governador do RJ, Wilson Witzel, afirmou em entrevista que "é preciso ter um plano diretor da cidade para tirar as pessoas da área de alto risco". Witzel criticou o que chamou de "ocupação desordenada".

Bombeiros trabalham no resgate de desaparecidos após um ônibus ser atingido por um deslizamento de terra e queda de árvores na Avenida Niemeyer, na zona sul do Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (7) â?? Foto: José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo

Bombeiros trabalham no resgate de desaparecidos após um ônibus ser atingido por um deslizamento de terra e queda de árvores na Avenida Niemeyer, na zona sul do Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (7) — Foto: José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo

Árvore cai sobre carro e interdita a rua Maria Eugênia no Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro â?? Foto: Marcos Serra Lima/G1

Árvore cai sobre carro e interdita a rua Maria Eugênia no Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro — Foto: Marcos Serra Lima/G1

Árvore bloqueia a Rua Benjamin Batista, no Rio, ao lado do Parque Lage, no Jardim Botânico â?? Foto: TV Globo

Árvore bloqueia a Rua Benjamin Batista, no Rio, ao lado do Parque Lage, no Jardim Botânico — Foto: TV Globo

 

Um veleiro foi parar na areia na Praia do Arpoador com a tempestade no Rio â?? Foto: Fernanda Rouvenat/G1

Um veleiro foi parar na areia na Praia do Arpoador com a tempestade no Rio — Foto: Fernanda Rouvenat/G1

 

Mortes

Mauro e Isabel morreram em deslizamento em Guaratiba; Aureo e Arthur saíram feridos â?? Foto: Redes sociais

Mauro e Isabel morreram em deslizamento em Guaratiba; Aureo e Arthur saíram feridos — Foto: Redes sociais

Mãe e filho morreram quando a casa da família desabou em Barra de Guaratiba. Isabel Martins da Paes, 56, e Mauro Ribeiro da Paes, 32, foram soterrados quando a lama desceu pela encosta onde o imóvel fica, na Estrada da Vendinha. Aureo da Paes, marido de Isabel, e Arthur Ribeiro da Paes, irmão de Mauro, ficaram feridos.

Na Avenida Niemeyer uma mulher que estava dentro de um ônibus morreu. No Vidigal, uma garota foi atingida por um muro que desabou. As vítimas ainda não foram identificadas. Outras seis pessoas ficaram feridas na comunidade, entre elas uma grávida e uma criança.

 

A mulher que morreu na Rocinha foi soterrada e sofreu uma parada cardíaca. O corpo foi levado para o hospital Miguel Couto. Ela foi identificada como Adriana dos Santos.

Isabel Castanheiro, dona de restaurante na Estrada da Gávea, perto da Rocinha. Ela perdeu tudo por causa da chuva â?? Foto: Henrique Coelho/G1

Isabel Castanheiro, dona de restaurante na Estrada da Gávea, perto da Rocinha. Ela perdeu tudo por causa da chuva — Foto: Henrique Coelho/G1

Aulas

 

A PUC-Rio informou que suspendeu todas as atividades nesta quinta-feira, por causa dos danos causados pela chuva. Equipes de emergência vão continuar no campus. Além da PUC, colégios da Gávea também não vão funcionar por causa dos estragos.

 

Defesa Civil

 

A Defesa Civil recebeu 206 chamados para vistoria em decorrência das chuvas até as 12h. Os bairros de maior demanda são: Barra da Tijuca (18 chamados), Barra de Guaratiba (12), São Conrado (11), Itanhangá (11), Vidigal (9) e Rocinha (8).

Entre as principais ocorrências estão desabamentos de estrutura, ameaças de desabamento, rachaduras e infiltração em imóveis, e deslizamento de encosta.

No Joá, Zona Oeste, diversos deslizamentos de terra ocorreram desde a noite da quarta-feira. Alguns deles aconteceram bem perto de residências da região.

 

Falta de luz

 

De acordo com a Light, 53% dos clientes que registraram falta de energia elétrica desde o começo do temporal de quarta-feira (6) já tiveram o serviço normalizado.

Segundo a Light, trechos da Zona Oeste como Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Recreio e Campo Grande, e na Zona Norte, como na Tijuca, Méier e Grajaú foram os mais atingidos.

Segundo a concessionária, ventos muito fortes provocam queda de objetos sobre a rede, galhos de árvores e árvores inteiras, dificultando os reparos.

 

O que é estágio de crise?

 

 

Indica que, pelo menos, uma grave ocorrência ou um evento inesperado de grande porte está causando algum tipo de transtorno em uma ou mais regiões da cidade. Ou ainda um temporal que eleve o índice pluviométrico e o risco de deslizamento nas encostas.

Árvore caída puxou a fiação na Rua Viúva Lacerda, no Humaitá â?? Foto: Marcos Serra Lima/G1

Árvore caída puxou a fiação na Rua Viúva Lacerda, no Humaitá — Foto: Marcos Serra Lima/G1

 

Pedaço da ciclovia Tim Maia no mar de São Conrado â?? Foto: Reprodução/ TV Globo

Pedaço da ciclovia Tim Maia no mar de São Conrado — Foto: Reprodução/ TV Globo

 

Árvores caíram em trecho da Avenida Niemeyer â?? Foto: Reprodução/TV Globo

Árvores caíram em trecho da Avenida Niemeyer — Foto: Reprodução/TV Globo

 

Postes caídos na Chácara do Céu â?? Foto: Ricardo Abreu/GloboNews

Postes caídos na Chácara do Céu — Foto: Ricardo Abreu/GloboNews





20/04/2024 Morre PM aposentado que matou empresário durante audiência do Procon-MS, na Capital
19/04/2024 Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
18/04/2024 Prefeitura de Naviraí promove reunião com representantes das estações gastronômicas do 2º Festival do Churrasco
18/04/2024 Rhaiza Matos tem nova agenda com Riedel e reforça importância do apoio do Governador
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player