Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

DATA: 01/02/2019 | FONTE: TOP MÍDIA NEWS Governo promete debate, mas vai manter plano de demissões voluntárias Projeto deve ser encaminhado para os deputados ainda em fevereiro
Foto: Reprodução / Ilustração gráfica Caribel News

Alegando crise financeira em Mato Grosso do Sul, o governador Reinaldo Azambuja afirma que cogita utilizar o PDV (Plano de Demissão Voluntária) e destaca que o projeto deve ser apresentado na ALMS (Assembleia de Legislativa de Mato Grosso do Sul) nos primeiros dez dias de fevereiro.

Foto: André de Abreu

Reinaldo afirma que pretende abrir diálogo com servidores sobre o PVD.

“Vai ter discussão com sindicatos e fórum dos servidores, até se tornar um projeto de lei e ser encaminhado. O projeto não vai agradar a todos”.

PVD

Os planos ou programas de demissão voluntária são instrumentos legais para redução do quadro de funcionários de uma empresa de uma forma menos traumática, gerando vantagens para ambos os lados envolvidos: empregado e empregador.

Consiste, assim, em um acordo mútuo para estabelecer o fim de um contrato de trabalho através da “demissão espontânea” dos funcionários, que negociam sua saída com a companhia. Podem ainda ocorrer na forma da aposentadoria voluntária, para os funcionários que já atingiram a idade e tempo de trabalho mínimo para se aposentar.

Muito usadas nos anos 1990 e 2000, as demissões voluntárias são incentivadas sobretudo em cenários de crise econômica, tanto por empresas privadas, como por organizações públicas. Hoje elas acontecem menos, e são empregadas principalmente por grandes companhias (sobretudo pelos bancos) e pelas empresas públicas.

Ainda que os PDVs sejam mais utilizados em momentos de instabilidade econômica, podem ser empregados em outras situações, influenciadas por fatores internos, como mudanças de estratégia ou reestruturação da empresa (quando pelo menos 30% do quadro de funcionários precisam ser cortados).





27/03/2024 Governo de MS adere a nova modalidade de compras públicas parar gerar economia aos cofres estaduais
26/01/2024 Governador anuncia novos secretários que farão parte do primeiro escalão
29/11/2023 Governo de MS cumpre planejamento e anuncia pagamento de salário e 13º
26/10/2023 Servidores estaduais terão recesso no Natal ou Ano-Novo, mas terão que compensar
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player