Sábado, 20 de Abril de 2024

DATA: 23/01/2019 | FONTE: G1 MS Detentos transformam bicicletas velhas em cadeiras de rodas adaptadas Nas cadeiras adaptadas, os pedais são movidos pelas mãos. Elas serão doadas a pessoas com deficiência que não podem arcar com o custo de uma cadeira de rodas.
As bicicletas são reutilizadas e viram cadeiras de rodas que serão doadas na região. — Foto: Agepen MS/Reprodução / Ilustração gráfica Caribel News

Detentos do Estabelecimento Penal de Corumbá (EPC), em Mato Grosso do Sul, estão transformando bicicletas velhas em cadeiras de rodas adaptadas. O trabalho, feito por três reeducandos, consiste em construir a estrutura que garantirá a locomoção de deficientes carentes da região.

A matéria-prima são antigas bicicletas abandonadas em pátios de delegacias pelo estado, e são doadas pela Polícia Civil à Agepen. Com equipamentos específicos e criatividade, os detentos instalam assentos nas cadeiras e adaptam os pedais, de forma que o cadeirante possa movê-la com as mãos.

O objetivo é atender pessoas com deficiência que não têm condições de arcar com o custo de uma cadeira de roda, que pode variar entre R$ 1,5 mil a R$ 10 mil. Segundo o diretor do presídio, Amilton Jorge da Costa Evangelista, a ideia é transformar materiais em desuso, em peças que serão úteis novamente.

 

 

“Nesse projeto também são feitas bicicletas funcionais, coordenadas pelas mãos, que podem atender a outro público com necessidades especiais”, explica.
Os detentos tem a pena reduzida e aprendem uma nova profissão para serem inseridos no mercado de trabalho. â?? Foto: Agepen MS/Reprodução
Os detentos tem a pena reduzida e aprendem uma nova profissão para serem inseridos no mercado de trabalho. — Foto: Agepen MS/Reprodução
Os internos que trabalham na confecção são beneficiados com a redução de pena: um dia a menos para cada três dias trabalhados. Para os detentos, o trabalho é uma oportunidade de aprender a função, que pode ser útil no momento em que voltarem ao mercado de trabalho. Até o momento, foram feitas sete cadeiras de rodas, que serão doadas à população local.
As bicicletas são reutilizadas e viram cadeiras de rodas que serão doadas na região. â?? Foto: Agepen MS/Reprodução
As bicicletas são reutilizadas e viram cadeiras de rodas que serão doadas na região. — Foto: Agepen MS/Reprodução




01/08/2023 Reeducandos de Nova Andradina confeccionam aventais cirúrgicos para hospital
27/01/2022 Melhorias na Penitenciária de Dourados reforçam segurança de policiais penais
02/02/2019 Detentos do semiaberto iniciam plantio de abacaxi para o Banco de Alimentos do Município de Dourados
05/09/2017 Governo publica reclassificação e convoca novos aprovados da Agepen
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player