Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

DATA: 31/12/2018 | FONTE: campograndenews Cortes em repasses vão acabar com gratuidades do Sesi e Senai, diz Fiems Presidente da Fiems, Sérgio Longen, se manifestou após comentários do futuro ministro da Fazenda, Paulo Guedes
Presidente da Fiems, Sérgio Longen, durante evento (Foto: Divulgação)

O presidente da Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, voltou a se manifestar sobre o possível corte nos repasses ao “Sistema S”, por parte do governo federal, após declarações neste sentido, feitas pelo futuro ministro da Fazenda, Paulo Guedes. Ele afirmou que se for rompido esta parceria, vai acabar com a gratuidade nas unidades do Sesi e Senai, em todo Brasil, inclusive em Mato Grosso do Sul.

“Nós empresários estamos ansiosos e satisfeitos com as primeiras palavras do ministro Paulo Guedes de que teremos a desoneração da folha de pagamento em índices satisfatórios, que é uma demanda antiga, já que o custo hoje da oneração da folha de pagamento é inaceitável”, disse Longen.

Ele no entanto destaca que o futuro ministro tem se concentrado em relação aos percentuais do “Sistema S” e que caso este “corte” seja colocado em prática, terá que haver uam revisão na legislação, que obriga o sistema a oferecer 71% de gratuidades nos cursos do Senai e 20% no ensino básico proposto pelas escolas do Sesi.

“Nós esperamos também que o Governo pense onde vai abrigar esses alunos que estão matriculados em unidades do Sesi e Senai espalhadas por todo o Brasil. Somente os recursos do Sistema S não são suficientes para conseguir essa desoneração da folha”, observou.

De acordo com a Fiems, a intenção do novo governo é desonerar a folha de pagamento, para que empresas que destinarem a diferença entre a nova alíquota e a antiga, para gerar novos empregos, tenham desconto de no máximo 50% nas contribuições ao Sesi, Senai, Senac, Sesc e Sebrae.

A entidade destaca que a preocupação é que caso existe este “corte”, haverá um forte impacto no nível de gratuidades em todo Brasil, fazendo com que milhares de vagas deixem de ser oferecidas, para a formação de mão de obra qualificada.





22/04/2024 Eldorado prevê investir R$ 25 bilhões em 2ª fábrica de celulose em Três Lagoas
18/04/2024 Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos
16/04/2024 Governo federal propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025
15/04/2024 Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em março e abril
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player